quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Juntos, 24 horas por dia

Como os apresentadores William Bonnere Fátima Bernardes enfrentam o desafio
de morar e trabalhar juntos sem colocar
em risco a chama do casamento



Bonner e Fátima: "Você precisa vê-lo imitando o Clodovil!"

Muitos casais odiariam a idéia de viver como William Bonner e Fátima Bernardes, os apresentadores do Jornal Nacional. Casados há doze anos, Bonner e Fátima acordam juntos, voltam da firma no mesmo carro, trabalham um ao lado do outro e, para piorar, ele é chefe dela. Recentemente, as pessoas acompanharam, de forma indireta, um momento da intimidade do casal quando Fátima viajou ao Japão e à Coréia para cobrir a Copa do Mundo – e Bonner permaneceu no Brasil, cuidando dos trigêmeos, hoje com 4 anos. Nesta entrevista, os dois falam sobre assuntos que não aparecem no noticiário: brigas de casal, cenas de ciúme e até crises de TPM.
Veja – Quem os vê na telinha pode achar que vocês não brigam nunca. É isso mesmo?Fátima – Nós brigamos, sim. Mas recorremos a um expediente tipicamente feminino, que ajuda a desfazer mal-entendidos. Sempre que necessário, "discutimos a relação". E a discussão é feita quanto antes, não deixamos para o dia seguinte. Isso zera qualquer possibilidade de ressentimento. Bonner – Foi a Fátima quem impôs essa forma de lidar com os problemas. A gente briga, mas resolve. E resolve no carro, se for preciso. Não esperamos chegar em casa. Como regra geral, não dormimos com um problema. Recomendo essa experiência aos casais, independentemente de trabalharem juntos ou separados. Quando se permite que as diferenças sejam estocadas, as discussões acabam embutindo ressentimentos que podem deixar marcas incontornáveis. É preciso admitir: discutir a relação funciona.
Veja – Fátima, que tal ser chefiada pelo marido?Fátima – Já é um desafio entender que no trabalho o marido precisa ser de um jeito diferente do que é em casa. Piora pelo fato de ele ser meu chefe imediato. No começo, aconteceu de eu não gostar de uma ou outra cobrança feita por ele, e fiquei chateada. E pedir aumento ou folga, então? Tem seu lado chato.
Veja – Bonner, como é chefiar a mulher?Bonner – É terrível. Quem está casado com a funcionária tem de pensar duas vezes antes de falar qualquer coisa para ela. Quando a mulher faz algum comentário enviesado, é preciso tentar adivinhar se ela está falando por implicância ou porque tecnicamente aquilo está ruim mesmo. Essa abordagem é a pior parte. Tem de fazer sempre com jeito, com cuidado. Nós já erramos muito nesse aspecto. A Fátima, em minha avaliação, errou uma ou duas vezes logo que chegou. Nas primeiras divergências de trabalho, ela usou um tom meio estranho. Depois ficava meio emburradinha. Aí, eu tive de conversar com ela.
Veja – E o que você falou?Bonner – Que a gente precisava tomar cuidado com isso. Porque nenhum funcionário aqui fica com cara amarrada para mim. Não pode. Eu sou o chefe. Mas hoje isso não ocorre mais. A Fátima é adorável no trato, uma pessoa excelente com quem trabalhar. Está sempre de bom humor, não é grosseira. Aliás, só não é tão bom quando ela está com tensão pré-menstrual. Nossa, ela tem uma TPM brava. Mas eu já calculo e nesse período relevo uma série de coisas. Aprendi que, nesses dias, ela tem direito a um tom mais ríspido, uma implicância, essas coisas.
Veja – Não é insuportável ficar dia e noite com quem se está casado?Bonner – No início, eu me lembrava de outro casal de apresentadores de telejornal, o Eliakim Araújo e a Leila Cordeiro, e pensava: "Gente, trabalhar junto assim o tempo todo deve ser um porre". Eu achava muito estranho. Imaginava que seria um inferno, mas era muito novo e minha opinião sobre o assunto mudou. Acho que, se eu não convivesse tanto com a Fátima, precisaria inventar essa convivência. Sinto que ela é minha alma gêmea. Quando a conheci, era ansioso, imaturo, pouco diplomático. Ela me domou. Minha maturidade profissional decorre do meu casamento. E acho que ela vê em mim alguém que a estimulou a brigar pelas coisas. Achamos um equilíbrio. Portanto, respondendo à sua pergunta, é adorável viver com quem se está casado quando se está casado com a Fátima.Fátima – Não somos um casal comum. Passamos as 24 horas do dia praticamente juntos, mas nunca tivemos uma briga séria. Não sei se foi a dificuldade para ter filho o que estreitou ainda mais nossa relação. Quem nos conhece sabe que somos aquilo que as pessoas vêem na televisão.
Veja – É verdade que durante a cobertura da Copa do Mundo vocês recebiam mais de 500 e-mails por dia sobre seus filhos?Fátima – Há duas coisas interessantes nesse tema. A primeira é notar que, quando o William viajou para cobrir a Copa em 1998, ninguém se manifestou sobre as crianças. Era como se fosse normal ele ir e eu ficar cuidando dos filhos. Agora, os e-mails se dividiram. Boa parte deles parabenizava o William, que mostrou ser um ótimo pai. O ibope dele subiu demais depois dessa Copa. Outra parte das mensagens era de mulheres que se sentiram vingadas porque eu fui para a Copa e o pai ficou com as crianças no Brasil.
Veja – Vocês aparecem mais de meia hora por dia na TV, mais tempo do que qualquer casal de novela. Como lidam com a superexposição?Fátima – Nós somos muito visados. As pessoas nos vêem como o casal que dá certo, uma família feliz na vida real. Isso cria uma curiosidade enorme.Bonner – O que revolta é a fofoca. Isso já me aborreceu demais. Quando éramos apenas um casal sem filhos, o.k. Mas agora temos as crianças, e exijo privacidade. Um dos episódios que mais me tiraram do sério foi quando o Leão Lobo (apresentador da Rede Bandeirantes) falou no ar que eu e a Fátima estávamos nos separando. É uma irresponsabilidade.
Veja – O assédio do mulherio a Bonner a incomoda?Fátima – Que nada. Às vezes, vejo umas mulheres olhando para ele, dando umas risadinhas. Mulher é sempre mais ousada que homem. Mas quando elas me vêem costumam se segurar. O assédio ao ator é muito diferente do assédio ao jornalista. Ninguém fica dando gritinho histérico. Elas dizem: "Posso colocar a mão no ombro dele para tirar uma foto?". Ele leva tudo numa boa. É muito brincalhão, engraçado. O William tem uma veia cômica impagável. Você tem de vê-lo imitando o Clodovil!
Veja – E a Fátima brilhando no meio de um time de marmanjos na Copa? Comenta-se que Luiz Felipe Scolari passava até perfume para dar entrevista a ela.Bonner – Olha, adorei o desempenho da Fátima na Copa. Acho que tive ciúme de outro homem uma ou duas vezes. Mas eu não posso nem falar porque seria motivo de piada pela pessoa que é. Ceninha de ciúme, eu protagonizei umas duas ou três. Mas jamais armei uma confusão por causa disso.


Heloisa Quierati

Nenhum comentário:

Postar um comentário